Escola Ophélia Schipa de Oliveira

Escola Ophélia Schipa de Oliveira

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto Jornal na Escola é ampliado na rede municipal de Panorama

Os alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Panorama estão participando do projeto Jornal na Escola “Quem Lê Sabe Mais”, ministrado pela jornalista e estudante de Pedagogia Ana Lilian Pereira. As aulas têm duração de 50 minutos e são quinzenais. O objetivo do projeto é incutir no alunado a importância da leitura de jornais e revistas, além de desmistificar que jornal é destinado somente para adultos. “Jornal tem vários textos voltados para criança e também é um ótimo caminho para o aluno se formar como cidadão consciente”, disse Ana Lilian.
            De acordo com a Secretária, Deise V. P. Credendio Luciano, o projeto teve início no ano passado voltado para os 5º anos. Durante o ano letivo a profissional trabalhou o jornal como um todo (cadernos, fotos, legendas, capa, manchete, propagandas, classificados), estrutura do texto jornalístico, entrevista e finalizou com a elaboração de uma entrevista realizada pelos alunos junto aos familiares e a construção do texto jornalístico com base na entrevista. “Ler um texto jornalístico produzido por um estudante do 5º ano é um avanço para a educação panoramense”, enfatizou Deise.
            Portanto, como o projeto foi muito proveitoso para os estudantes dos 5º anos de 2010, resolvemos agora em 2011 estender o projeto para os 4º anos. Para isso, foi readequado o conteúdo. Então, nos 4º anos o enfoque é o jornal como um todo, estrutura do texto jornalístico e entrevista. Já para os 5º anos será enfatizada a estrutura do texto jornalístico, carta do leitor e artigo de opinião. “Acredito que com base nas aulas ministradas pela jornalista os alunos terão mais facilidade para produzir textos na primeira pessoa do singular, ou seja, aprenderão a fazer relatos pessoais, sendo que, todo este aprendizado irá auxiliá-los na realização do exame: a Provinha Brasil que acontecerá em novembro deste ano”, relatou Cacilda Aparecida Villa Ruella assessora pedagógica.
Para Ana Lilian a sementinha está sendo lançada, porém, cabe a cada um saber cultivá-la. Mas, minha primeira plantinha nasceu no final do ano passado quando o aluno Alexandre da escola Lourdes Peres Martins relatou no encerramento do projeto: “antes destas aulas eu não dava a menor importância para jornais, mas agora toda semana eu leio o jornal da cidade”. “Ouvir isto é o máximo, é saber que seu trabalho atingiu a meta.”, encerrou a jornalista.



Um comentário: