Escola Ophélia Schipa de Oliveira

Escola Ophélia Schipa de Oliveira

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIA DA MATEMÁTICA - 06 DE MAIO



NOME: Júlio César de Mello e Souza ( pseudônimo Malba Tahan ) – viveu 79 anos (1895 – 1974) a maior parte no Rio de Janeiro.
            Era professor e escritor, apaixonado pela cultura árabe, Mello e Souza construiu um personagem para lançar-se como escritor – Malba Tahan. Sua criação era uma rara figura: nascido em 1885 na Arábia Saudita, já muito moço fora nomeado prefeito de El Medina; depois, foi estudar em Istanbul e Cairo; aos 27 anos, tendo recebido grande herança do pai, saiu em viagem de aventuras pelo mundo afora: Rússia, Índia e Japão. Em cada aventura, Malba Tahan sempre acabava envolvendo-se com algum engenhoso problema matemático, que resolvia magistralmente. O sucesso de Mello e Souza foi imediato e ele acabou escrevendo dezenas de livros para seu Malba Tahan. Entre outras importantes obras, O HOMEM QUE CALCULAVA, que além de ser traduzido para várias línguas, vendeu mais de um milhão de exemplares. Hoje é reconhecido internacionalmente.
            Foi um crítico severo da didática usual dos cursos de matemática da primeira metade deste século. Ele defendia um ensino baseado na resolução de problemas não-mecânicos na exploração didática das atividades recreativas e no uso de material concreto no ensino da matemática.
            Através do Profº Antônio J. Lopes Bigode, que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – comemorando o centenário do nascimento de Mello e Souza em 6 de maio de 1995 – criou o DIA DA MATEMÁTICA, a ser celebrado todos os 6 de maio.
            Nós, equipe da escola Ophélia, celebrarmos o dia da matemática, ontem com cálculos, brincadeiras, muita diversão dentro e fora da sala de aula.  Estender o ano todo o ensino da matemática com cálculos baseado na resolução de problemas e situações concretas que levem o aluno a pensar e não a decorar regras é também meta desta equipe.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário