Escola Ophélia Schipa de Oliveira

Escola Ophélia Schipa de Oliveira

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CURSO INTEL - "EDUCAR SÉRIE ELEMENTOS" - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS



A Divisão Municipal de Educação está oferecendo o curso: Aprendizagem Baseada em Projetos promovido pela Intel. O curso tem sido ministrado pela professora de informática Srª Cristiane Aguiar de Castro Olher, no laboratório da Escola Municipal Profª Ophélia Schipa de Oliveira.
Neste curso é possível explorar características e benefícios da Aprendizagem por meio de Projetos usando cenários de sala de aula reais. Dentre os assuntos abordados nos módulos destacamos:
  • Visão geral de projetos


  • Concepção de projetos,  
  •  Avaliação


  • Planejamento de projeto


  • Orientação de aprendizagem.


        O curso oferece oportunidades de aplicar os conceitos adquiridos em Planos de Ação reais. VANTAGENS DO CURSO:
 Curso focado nas necessidades dos professores, com foco no desenvolvimento de projetos e Metodologia de aprendizagem colaborativa. 



 

9 comentários:

  1. Este curso nos ofere informações e ferramentas que precisamos para mobilizar nossos alunos em projetos os quais favorecem sua aprendizagem.
    Os projetos podem transformar o ensino e a aprendizagem em sala de aula e mobilizam os alunos de diversas maneiras.

    ResponderExcluir
  2. No segundo encontro foi falado ainda sobre o projeto e como trabalhar. Foi muito legal e será excelente oportunidade para compartilhar com os alunos. E com essa participação fico muito feliz.
    Angelina

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar com projetos aumenta a motivação desenvolvem habilidades cognitivas e a autonomia da criança bem como, ajuda os alunos de baixo desempenho. Uma vez que o projeto vai de encontro com as habilidades de cada um e são eles o centro do processo de aprendizagem.
    o Proejto também ajuda a incorporar os assuntos atuais no curriculo escolar facilitando no processo-ensino-aprendizagem. E também trabalhar a interdisciplinaridade.

    Rosangela

    ResponderExcluir
  4. Na nossa vida cotidiana, você participa de projetos o tempo todo (criar um jardim no quintal até planejar uma festa).
    Aqui neste curso você aprende a partir da experiência que um bom planejamento, a indicação de metas e realizações de auto avaliação são essenciais para chegar ao fim de um projeto.

    Denise

    ResponderExcluir
  5. No primeiro encontro em edeu a noção de fazer um projeto pedagógico com o uso do computador. Sinti muito animada pela oportunidade de proporcionar uma aula mais atrativa e com objetivos mais concretos para o aluno.
    No segundo encontro o mostra um pouco mais sobre fazer um projeto pedagógicos (temas. Planejamento, metas e aprendizagem, questão que estruturam a prendizagem.

    Márjuri

    ResponderExcluir
  6. A aula sobre projetos só vem acrescentar o valor de utilizarmos deste meio em nosso trabalho no dia a dia em sala de aula.
    No trabalho com projetos, o papel do professor ganha novas dimensões de mediador e incentivador da aprendizagem; e o aluno como agente da construção do seu conhecimento, é estimulado a trabalhar em cooperação entre os demais alunos a própria interação adulto/criança e ou professor/aluno, criando-se um ambiente de trabalho onde o aluno cria, discute, questiona e amplia a sua ideia. Desenvolvendo um inteligência prática, que permite reconhecer e identificar problemas, buscar e selecionar informações e tomar decisão acertadas frente as atividades propostas.

    Juliana

    ResponderExcluir
  7. Queridas Professoras,

    Por intermédio da Facilitadora Cristiane, tenho acompanhado o desenvolvimento do curso e parabenizo a todas vocês pelo comprometimento e entusiasmo. Gostaria de também agradecê-las por participar do programa Intel Educar através dos cursos que estão sendo oferecidos na Escola Municipal Profª Ophélia Schipa de Oliveira em parceria realizada entre a Intel e a SME de Panorama. Que em 2013 possamos continuar juntos e que vocês continuem fazendo a diferença. Obrigada a Direção, Coordenação e professores da Escola Municipal Profª Ophélia Schipa de Oliveira. Meu agradecimento especial a Cristiane pelo excelente trabalho que está realizando.

    Um grande abraço.

    Michele Bettine
    Coordenadora do Programa Intel Educar

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo a toda a equipe pelo excelente e comprometido trabalho. É muito bom quando conhecemos educadores que, com iniciativa e consciência, ampliam seus horizontes e convidam os demais a também fazê-lo, é disso que nossa educação precisa.
    Contem conosco!
    Thais Stella (Programa Intel Educar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso Intel acrescentou novos conhecimentos ao mundo digital.

      " A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
      Aristóteles.

      Obrigada pela parceria.

      Cacilda cursista e assessora pedagógica
      Panorama-SP

      Excluir