Escola Ophélia Schipa de Oliveira

Escola Ophélia Schipa de Oliveira

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SALA DE RECURSO, NOVOS OLHARES... NOVOS CAMINHOS.

“Para desenvolver atividades educativas o professor deve mergulhar no universo das crianças e descobrir o que elas realmente gostam. As crianças adquirem conhecimentos brincando e nem percebem essa evolução mágica da transformação do saber.”

         Esse ano é de muita alegria para a Rede Municipal de Educação de Panorama, através das Assessoras Deise e Cacilda que não mediram esforços para a concretização desse sonho. A E. M. Profª.  Ophélia Schipa de Oliveira foi contemplada com a nova sala de recursos “AEE” (Atendimento Educacional Especializado), onde disponibilizamos de diversos recursos para podermos melhorar a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.
         O trabalho desenvolvido no AEE é essencial para garantir o acesso, a permanência e a qualidade de ensino para os alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino.
            A sala de recursos está pronta para servir pedagogicamente a alunos com necessidades educativas especiais. Avaliando cada caso, atendendo-os individualmente, em sala de aula, dando apoio complementar aos professores e pais que atuam diretamente com as dificuldades de seus filhos e discentes.
         As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização.
            O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
            A garantia de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas contribuem para a construção de uma nova cultura de valorização das diferenças. Esse é o ano de muitas transformações, onde o prefeito Ting e o vice Nobuaki, a equipe escolar e a comunidade, proporcionaram um futuro melhor aos nossos alunos, quebrando barreiras para uma educação acessível a todos.             

  Sandra Mara Gonçalves Marreca
Coordenadora do AEE




Nenhum comentário:

Postar um comentário